Descrição
No reino de Massapé
Havia uma princesinha
Que fazia finca-pé
Em ter o que o irmão tinhaO nome dela era Helena
E o seu irmão, o João
Quando fazia uma cena
Chamava muita atençãoSua mãe achou estranho
Quando mergulhou na lama
Um pouquinho antes do banho
E deitou suja na camaA princesa normalmente
Não fazia confusão
Mas Helena de repente
Quis gritar como um leão!
“Helena, a princesa em versos” é uma história ilustrada destinada ao público infantil, que finca suas raízes nas manifestações tradicionais da cultura brasileira, em especial a literatura de cordel, e, por isso, contada em rimas e versos, para encantar, divertir e provocar, criticamente, os leitores de todas as idades. Foi publicada em 2021 através de financiamento coletivo, com ilustração de Lucas Nascimento e revisão de texto do poeta e apoiador do projeto Hugo Langone.
É um projeto sobre autenticidade, virtude e felicidade, mas, antes de tudo isso, é um projeto sobre a Helena, uma princesinha em crise prestes a descobrir algo novo e muito especial!
Partindo da ideia da ética como educação para a virtude, a obra pretende formar a consciência pessoal do leitor através de um exemplo reconhecível e com o qual possa se identificar. Além do processo de autoconhecimento da personagem principal, que deixa uma visão individualista do mundo caminhando em direção à verdadeira autenticidade, a obra também dialoga com a ideia de vocação, sugerindo que a verdadeira realização e felicidade pessoal está em usarmos os nossos talentos para o bem das pessoas que amamos, sem deixar de lado a leveza, humor e poética próprios das histórias infantis.
Neste pacote, acompanha um Caderno de Apoio bilíngue (Português/Inglês), publicado originalmente junto ao livro. Nele, a autora oferece aos pais e educadores, além da história, uma tradução completa do texto para a língua inglesa, em forma de balada medieval e que recebe o título de “The ballad of Helena, the princess that was poetry” feita pelo poeta e apoiador do projeto Igor Barbosa, juntamente com comentários e sugestões que ampliam as possibilidades educativas do livro.
Ali, são exploradas as motivações e caminhos escolhidos para o desenvolvimento do texto, seguidos de sugestões de virtudes e vícios que podem ser trabalhados com as crianças a partir de cada trecho.
Avaliações
Não há avaliações ainda.